SOBRE TRADIÇÃO FOLCLÓRICA E POPULAR (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA


O que fazer para que nossas tradições deixem de ser apenas uma doce lembrança, ou mesmo serem conscientemente re significadas enquanto elemento cultural intrínseco no coletivo cotidiano da “Noiva da Colina”(*)?

Note bem: té mesmo o cognome de Piracicaba (**) é uma tradição.

Eis um fato que é importante salientar, em seu bojo a palavra tradição abrange todo contexto cultural de um determinado povo, seu legado, sua memória, toda reminiscência nesse complexo universo se símbolos, ritos e mitos, que toma para si a agulha de mão alinhavando a existência de um ser, de um grupo, de uma nação, de um planeta.

A tradição é inserida e não à parte de cada um de nós, povoa nossa mente,o espírito coletivo, enfatizando todas lembranças, que emergem travestida de recordações, comemoração e memória afetiva, enfim são os fazeres, dizeres e saberes de todo um habitat.

É importantes salientar que seu “desábito”, desuso, (in)frequência contribui para sua extinção ou total descaracterização por culturas temporais de consumo e de imediato compromisso para com a contribuição da ignorância de um coletivo….

Por isso é muito necessário ratificar o hábito da prática histórica da transmissão e manutenção dos saberes o que indica respeito, e valida a transmissão cultural. Tradição é transmissão do passado para o presente, um bem partilhado através da oralidade, que sofre modificações sim, de forma natural cumprindo um padrão evolucional de cada cultura em questão…

Cabe à nós verificarmos o quanto de tradicional temos em nós e então nos perceberemos inserido neste contextos tradicional.

(*) – Noiva da Colina é o cognome de Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo.
(**) – Piracicaba em tupi-guarani quer dizer “Lugar onde o peixe pára”- a etnia indígena fora a primeira civilização “hominídia” do município de Piracicaba, originalmente esse era o nome dado ao rio pelos indígenas e tempos depois do povoamento realizados pelos homens brancos o nome da cidade também foi adotado como Piracicaba.

ge travestida de recordações, comemoração e memória afetiva.

 
Seu desábito, desuso, (in)frequência contribui para sua extinção…
 
Por isso é muito necessário ratificar o hábito da prática histórica da transmissão e manutenção dos saberes o que indica respeito, e valida a transmissão cultural.
 
Tradição é transmissão do passado para o presente, um bem partilhado através da oralidade…
 
Cabe à nós verificarmos o quanto de tradicional temos em nós e então nos perceberemos inserido neste contextos tradicional.
 
Published in: on 14 de junho de 2017 at 14:00  Comentários desativados em SOBRE TRADIÇÃO FOLCLÓRICA E POPULAR (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA  
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Observador Crítico das Religiões

Autor: Octavio da Cunha Botelho

THE DARK SIDE OF THE MOON...

Minha maneira de ver, falar, ouvir e pensar o mundo... se quiser, venha comigo...

palavra[interna]

JAMES MORAIS & LAIANA DIAS | BRAZIL | Poesias & Reflexões

Liberte-se!

Tem coisas que só sai da gente por escrito.

Curtir THE Novo

Espiritualidade, Alegria e tudo que há THE novo

DITIRAMBOS

Poemas, Ensaios, Críticas, Biografias, Tudo Sobre Poesia e Poetas Realmente Importantes. A Poesia em Diálogo com outras Artes. A isso se propõe o Ditirambos. Haroldo de Campos: Não importa de fato chamar o poema de poema: importa consumi-lo, de uma ou outra forma, como coisa.

Experimentarte

espaço de expressão do artista

Rubem Alves:

Ler é fazer amor com as palavras.(blog sobre Rubem Alves)

Rubem Alves | Blog não oficial

coletânea de textos desse grande Educador

Esquizofrenia das Artes

Blog dedicado a divulgação cultural e artística

Cacos Metafóricos

por Petterson Farias

Nas Duas Margens

Nas duas margens - blogue de Vamberto Freitas

O LIVRO DOS SERES IMAGINÁRIOS

Vivemos pelo poder das coisas que não existem. Por isso, os deuses são tão poderosos. (Paul Valery)

Armadilha

palavras que enganam.

Portal Anarquista

pelo apoio mútuo e pela autogestão